O minoxidil é um fármaco bastante utilizado em preparações magistrais, seja por via oral ou tópica. Preparações à base de minoxidil não são medicamentos isentos de prescrição (MIP), não sendo, portanto, produtos de venda livre. A dispensação se dá exclusivamente a partir de prescrição médica.
Para formulações de uso oral, trata-se de um fármaco de baixo índice terapêutico, com baixa dose e alta potência. Portanto a manipulação deve cumprir o Anexo II da RDC nº 67/2007, estar permitida na licença sanitária, ter estudo de perfil de dissolução e dispensação mediante bula orientativa, entre outras exigências.
Veja orientações completas sobre o cumprimento do Anexo II da RDC nº 67/2007.
Já para uso tópico, pode ser prescrito pelo médico nas formas de loções hidroalcóolicas, foam capilar (espuma) e géis fluidos para rímel e loções, em doses que variam de 2% a 5%.
Confira o formulário sobre o uso do minoxidil em tratamento tópico.
A Griffonia simplicifolia e´ uma planta que cresce no Oeste da A´frica, como por exemplo, Gana e Togo. Em sua tradicional aplicac¸a~o nestes pai´ses, suas folhas e suco podem ser usados para o tratamento de feridas e nefropatia, e tambe´m utilizada como enema e afrodisi´aco, ale´m de outras patologias. O 5-hidroxitriptofano e´ o principal componente ativo da semente da Griffonia simplicifolia, a qual e´ considerada fonte natural deste aminoa´cido e utilizada no tratamento de numerosos efeitos associados a` Si´ndrome de Deficie^ncia de Serotonina.